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4 relatórios essenciais para profissionais analistas de marketing que trabalham com social

Informação é competitividade. Essa regra vale para empresas e para profissionais.

Se você é responsável pelo marketing digital de alguma empresa ou o encarregado de gerar relatórios estratégicos, fuja do lugar-comum.

A maioria das plataformas já traz o seu analytics, mas  trabalhar sobre uma ferramenta à qual todos têm acesso não ajuda na diferenciação.

Use diferentes ferramentas, sem se prender ou limitar a elas. Selecionamos, abaixo, alguns relatórios que são críticos.

1. Visão de Mercado

Um dos erros mais graves na gestão de marketing em geral, e que ocorre também na de redes sociais, é o de analisar os próprios números sem a referência dos concorrentes. Todos os dados precisam ser vistos com essa perspectiva.

Obteve 100 curtidas essa semana, em sua fan page? Isso é bom ou ruim?

Olhando apenas para dentro de casa esse volume pode representar um significativo aumento em relação à semana anterior, mas só poderá ser avaliado de fato em comparação com uma seleção dos concorrentes mais relevantes e mais próximos do seu nicho de negócio.

O analytics do Facebook permite a seleção de outras páginas, para comparação, embora o relatório seja um pouco limitado.  O do Twitter, nem isso, mas há ferramentas de mercado como o Followerwonk, o quintly e o Socialbakers que podem ser bastante úteis nesse sentido e fazem sucesso entre os analistas de marketing.  

2. Natureza e Volume do Buzz

A avaliação quantitativa e qualitativa dos posts e dos comentários e mensagens que geram, nas redes, sobre um determinado nome ou marca, é igualmente fundamental para a condução de qualquer estratégia de marketing digital.

Segundo a pesquisa Content Trends 2016, as empresas que usam as redes sociais em sua estratégia de conteúdo apresentam média mensal de visitas no site 3,7x maior.

Serviços como o beevolve e cyfe (ambas pagos) oferecem aos analistas de marketing relatórios bastante eficazes sobre os sentimentos associados a marcas através das interações nas redes sociais. É possível testá-los gratuitamente.

Não esqueça também que as reações das pessoas dependerão sempre do conteúdo publicado. Prepare sua equipe com cursos especializantes para resultados cada vez melhores.

3. Leitura Multiplataforma

Convém também preparar-se para acompanhar o perfil e o comportamento dos públicos das diferentes redes sociais, tanto isoladamente quanto comparativamente.

Eles são distintos e agem de maneira diferenciada. Para quem gerencia marcas ou nomes de celebridades, esse entendimento e a gestão desses diferentes perfis e atitudes é muito relevante.

Há ferramentas que auxiliam nessa consolidação. Sumall  e Rival IQ são dois bons exemplos que merecem uma visita.

4. Cálculo de ROI

O que vai fazer diferença para o seu negócio, qualquer que seja o canal de marketing adotado, é o que ele de fato contribui em receita e rentabilidade.

Providencie para que um bom sistema de acompanhamento de ROI (Retorno sobre o Investimento) de suas ações de marketing digital seja apropriadamente estruturado e mensalmente calculado.

O acompanhamento de conversões, do Google Analytics, se combinado com o necessário taggeamento das páginas das redes e do site da marca em análise, tem se mostrado  um valoroso braço direito dos analistas de marketing especializados em marketing digital. Vale sempre considerá-lo como parte de qualquer projeto.

Desejando ainda buscar ferramentas prontas para cálculo de ROI de marketing em redes sociais considere o Kissmetrics e o Customer Lifetime Value, são dois sites especializados na questão do cálculo de ROI.

Agora que você já sabe o que acompanhar e como, não esqueça jamais, porém, de que o conteúdo é o rei. Até mesmo na sua estratégia de email marketing.

Cuide para que toda a sua equipe tenha a certificação de produção de conteúdo da Rock Content!

Produzido pela equipe Rock Content

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