Buyer journey: conheça todas as etapas de compra do consumidor

Se você acha que a jornada do cliente se resume à oferta do produto, negociação e compra, está muito enganado! Talvez fosse assim antes do surgimento da internet, mas os processos que envolvem o fechamento de um negócio mudaram muito desde então.

Neste artigo, você conhecerá todas as etapas de compra do consumidor no ambiente online. Acompanhe!

Buyer journey: a jornada do cliente

O Inbound Marketing é a estratégia de maior sucesso no cenário contemporâneo de marketing digital. Ele se baseia no funil de vendas, que tem como objetivo transformar um simples usuário de internet em um cliente fiel e defensor da marca. Para isso, ele passa por algumas etapas, que serão descritas a seguir:

1ª Etapa: Atrair

Imagine que a web é um oceano com diversos peixes — que  no nosso exemplo, são os consumidores. Para fisgá-los, é preciso jogar uma isca, certo?

No Inbound Marketing, essa isca é composta por artigos e outros formatos de conteúdo que visam atrair os clientes até uma de suas página de destino. Justamente por isso, é a etapa onde mais se cria conteúdo.

Aqui, o objetivo é alcançar o máximo de pessoas possível. Para isso, além do conteúdo criativo e de qualidade, são usadas técnicas de SEO e divulgação, como as redes sociais. Assim, inicia-se a jornada do cliente: o internauta torna-se um visitante.

2º Etapa: Converter

Em qualquer formato de conteúdo, é necessário incluir um CTA (call to action, ou chamada para a ação em português). O CTA convida o consumidor a realizar uma ação após consumir seu conteúdo, como inscrever-se em uma newsletter ou seguir sua página nas redes sociais.

Assim, o visitante se torna um lead, cuja definição implica que o próprio usuário iniciou um diálogo com a marca e solicitou receber mais informações a respeito. Perceba que essa etapa funciona como uma espécie de filtro, e somente pessoas interessadas no seu produto ou serviço vão tomar a decisão de aceitar o convite.

3ª Etapa: Fechar

A partir desse momento, a empresa deve nutrir o lead com informações relevantes, ajudando-o a resolver problemas e firmando-se como autoridade no assunto. Dessa maneira, cria-se um relacionamentocontínuo, onde o consumidor passa a ter confiança na marca e a vê como referência de nicho.

Aqui, o conteúdo enviado é mais específico, pois a audiência é composta por aqueles chamados leads qualificados, o que significa que já possuem certa profundidade de conhecimento no assunto.

Quando as plataformas de e-mail marketing detectam um alto nível de engajamento do usuário, é chegado o momento de fazer uma oferta. Esse consumidor estará muito mais propício a fechar um negócio graças ao trabalho realizado nas demais etapas e é provável que a venda seja efetivada.

4ª Etapa: Encantar

É muito mais fácil manter um cliente do que adquirir novos. Então a empresa deve manter o relacionamento após a compra, fazendo com que esse usuário torne-se leal à marca e, mais que isso, converta-se em um divulgador do seu trabalho.

Prontinho: agora você já sabe quais são todas as etapas de compra do consumidor! Já teve alguma experiência com o Inbound Marketing e o funil de vendas? Conte pra gente nos comentários!

Compartilhe com seus amigos:Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrEmail this to someone