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Criando estratégias vencedoras: dicas para a gestão de marketing de conteúdo

Mercados mais competitivos têm exigido cada vez mais de quem precisa manter sua marca bem posicionada. Se esse é o seu caso, saiba que uma boa gestão de marketing de conteúdo pode fazer muita diferença para o seu negócio.

O impacto positivo nas vendas — o marketing de conteúdo tem crescido porque gera esse tipo de retorno — não ocorre por acaso. É resultado do pensamento estratégico que está por trás de cada conteúdo e da relação diferenciada que vai ser estabelecida com o consumidor.

Mas, para isso, é imprescindível dedicar tempo para o planejamento das ações, definindo muito bem cada uma das etapas.

Quer saber como fazer isso de forma eficiente? Então confira as dicas que selecionamos no nosso post de hoje!

O que diferencia o marketing de conteúdo?

Uma boa estratégia de marketing de conteúdo não serve apenas para construir uma autoridade de marca. É compreensível que muitas empresas almejem isso num primeiro momento, uma vez que a oferta de conteúdos relevantes reflete diretamente na percepção que os consumidores têm da empresa.

Mas, ao fazer o seu planejamento, tenha em mente que é possível ampliar esse escopo, usando o marketing de conteúdo para captar leads, fazer a conversão deles em clientes, melhorar o ranqueamento nos motores de busca ou mesmo trabalhar a fidelização de clientes.

O mais importante, então, é fazer uma boa gestão de marketing de conteúdo, priorizando as metas mais relevantes para a empresa naquele momento.

O que não pode faltar no planejamento das ações?

Na hora do planejamento, após a definição dos objetivos da empresa, é fundamental reunir o máximo de informações sobre o público que se pretende atingir. É a partir daí que podemos escolher os melhores formatos e, claro, definir os conteúdos que serão trabalhados.

Faça um calendário editorial

Um dos erros mais graves nessa área é deixar de definir o calendário de suas publicações. Essa é a melhor forma de termos uma programação que atenda aos objetivos definidos para o negócio e responda adequadamente às demandas do público.

Fique atento: uma boa estratégia precisa de tempo para ser executada, uma vez que temos que integrar os vários canais e ferramentas disponíveis.

Monitore as ações

Qualquer estratégia de marketing precisa ser bem monitorada. Afinal, como vamos provar o valor da nossa atividade sem mostrar os resultados que foram alcançados a partir da ação?

Quando trabalhamos com marketing digital, isso se torna ainda mais importante. Temos como mensurar todas as nossas iniciativas e, principalmente, fazer os ajustes necessários para aprimorar os resultados obtidos.

A vantagem é que conseguimos ir além da questão do alcance. OK, nosso post foi visto por tantas pessoas. Mas como as pessoas chegaram ali? O call to action funcionou? O que as pessoas fizeram depois da visualização? Qual foi a taxa de abertura para os emails?

O importante, então, é definir bem os objetivos da campanha, porque só assim saberemos quais métricas devemos analisar com mais atenção.

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