Entenda a importância da mensuração de resultados online

Quando foi a última vez que você realizou a mensuração de resultados das suas campanhas de marketing? Trata-se de um dos passos mais importantes de qualquer iniciativa, um que pode ser determinante para todo o seu sucesso.

Não é exagero: os números são capazes de indicar quais caminhos seguir, os que devem ser evitados e oferecem informações valiosas para tomar decisões mais inteligentes.

Medir os resultados das suas iniciativas na internet parece algo complicado, mas não precisa ser. Com a ajuda de ferramentas especializadas, dá para montar relatórios completos com a sua performance, que ajudam a ditar os rumos futuros da sua marca no ambiente digital.

Por que fazer a mensuração de resultados online?

Uma das principais vantagens do marketing digital é a possibilidade de acompanhar as métricas das suas campanhas em tempo real e com alta precisão. Não se trata de amostras e pesquisas, os números exibidos correspondem exatamente à realidade. Com algoritmos e softwares especializados, você consegue visualizar tudo o que o seu público faz ao interagir com sua marca.

Essa abundância de dados serve para que todo tipo de negócio possa tomar decisões muito mais inteligentes a respeito do seu futuro e de suas iniciativas de marketing. Por exemplo, você pode perceber que muitos dos seus clientes em potencial acessam certa categoria da sua loja, mas não compram o produto. Alguns ajustes podem ser determinantes para reverter este quadro, algo que seria impossível de fazer sem a mensuração de resultados.

Você não vai precisar fazer tudo isso sozinho. Existem diversos sites e softwares que são capazes de captar estes dados e oferecer tudo de forma contextualizada a você. Assim, sobra mais tempo para tomar decisões mais sábias com base em fatos concretos.

Quais ferramentas usar para a mensuração de resultados?

Assim como em outros aspectos do marketing digital, é possível contar com ferramentas que fazem boa parte do trabalho sozinhas. A sua mensuração de resultados pode ser bastante otimizada com o uso de alguns sistemas que são capazes de agregar estas informações ao longo do tempo e exibi-las da forma que você precisa.

Uma das mais famosas e utilizadas é o Google Analytics. Esta ferramenta é capaz de se conectar ao seu site e captar todo tipo de métrica relacionada a ele e aos seus visitantes. Ele se adapta às suas necessidades, conseguindo até captar fluxos de compras em e-commerce ou descobrir em quais áreas seus visitantes mais clicam. Desenvolvido pelo Google, o Analytics conta sempre com novas atualizações que o tornam ainda melhor.

Não deixe de explorar as possibilidades de ferramenta que você já usa. Por exemplo, se você faz disparos de e-mail marketing usando sistemas como o MailChimp, vale a pena consultar a seção de métricas existente na plataforma. Ela traz os principais números dos seus disparos e informações sobre os hábitos do público. Se suas iniciativas incluem redes sociais, considere ferramentas como o OpSocial ou o Quintly.

Vamos começar?

A mensuração de resultados na internet é uma parte obrigatória de qualquer campanha. É somente assim que você consegue ter certeza do sucesso ou do fracasso de suas estratégias para traçar planos mais inteligentes para o futuro. Estas métricas se tornam a base perfeita para sustentar o que está por vir: basta serem sólidas o suficiente.

Na próxima vez que estiver passando pela timeline do Facebook, que tal ficar melhor informado sobre excelentes referências de marketing digital? Basta curtir a página da Look’n Feel por lá!

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