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O que é funil de vendas e quais são as suas principais etapas?

O funil de vendas é, atualmente, uma das mais utilizadas estratégias de marketing digital. Não é a toa. A cada dia, ele vem mostrando como um eficiente meio de conquista de novos clientes para empresas de todos os tamanhos e nichos. Nesse artigo, você saberá o que é funil de vendas e entenderá os processos que envolvem cada uma das suas etapas.

Mas, afinal, o que é funil de vendas?

A concorrência pela atenção do usuário é intensa no ambiente de internet. São informações, anúncios, avisos, mensagens e alertas surgindo nos navegadores e telas de dispositivos móveis o tempo todo. Como se destacar em meio a esse emaranhado de empresas disputando o  mesmo espaço?

Pensando nisso, as empresas começaram a focar na produção de conteúdo, técnica responsável por mais de 90% dos cliques da web. Porém, ela por si só não estimula o principal meio de sobrevivência dos negócios: as vendas.

Por isso, ela é aplicada juntamente ao inbound marketing, que ao contrário da mídia paga, tem como objetivo engajar o consumidor e adquirir sua confiança antes de efetivamente fazer uma oferta. Essa estratégia utiliza como conceito básico o funil de vendas e suas etapas, como você verá a seguir.

Quais são as etapas do funil de vendas?

O funil de vendas divide-se em quatro etapas básicas, que têm o objetivo de transformar um usuário comum em um comprador, filtrando-o através do interesse.

1ª Etapa: Atrair

Através de artigos de qualidade, o objetivo é atrair o maior número de visitantes possível para as páginas do seu blog. Aqui é onde é criada a maior quantidade de conteúdo do funil, já que funciona como uma isca para capturar usuários que querem saber sobre o seu produto ou serviço.

Vale lembrar que a utilização de ferramentas de otimização para os mecanismos de buscas e as redes sociais são grandes aliados nessa etapa.

2ª Etapa: Converter

Em algum ponto dos artigos, deve ser incluída uma chamada para a ação convidando o usuário a inscrever-se em uma newsletter. Quando isso acontece, ele transforma-se em um lead, e o seu negócio não apenas segmentou pessoas interessadas no assunto, como também acaba de conquistar um contato.

3ª Etapa: Aproximar

A partir de então, é chegado o momento de você nutrir esse internauta com informações relevantes via e-mail. O importante nessa etapa é prestar serviços que o ajudem a resolver os seus problemas, através de ebooks, vídeos, infográficos, apresentações de slides e textos.

Nesse ponto, você estará construindo um relacionamento, adquirindo a confiança do consumidor e revelando-se como autoridade no assunto.

Quando as plataformas de lead scoring – que pontuam o nível de engajamento dos leads – detectam que um usuário está preparado para receber uma oferta, é hora de contactar o seu time de vendas e fechar um negócio.

4ª Etapa: Encantar

É muito mais fácil manter um cliente do que adquirir novos. Portanto, mantenha um bom relacionamento com os usuários que já compraram. Assim, ele se tornará leal à marca e as chances de ele voltar a comprar são grandes.

Pronto! Agora você já sabe como utilizar o funil de vendas para otimizar os resultados do seu negócio! Se você gostou desse artigo, siga-nos nas redes sociais e receba muito mais conteúdo relacionado!

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