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Qual a importância do marketing de relacionamento para fidelização de clientes?

A importância do marketing de relacionamento é a sua capacidade de fidelizar os clientes que uma empresa já possui. Fidelizar é tão importante quanto atrair, pois minimiza os esforços e, principalmente, os investimentos em estratégias de atração, que podem ser bastante custosas.

Você deve sempre ter em mente que cada cliente que foi atraído e, se já possui algum contato, ele é valiosíssimo para sua empresa. Por isso, não o perca! Encaminhe esse cliente para a conversão e depois mantenha-o próximo a você.

O que é marketing de relacionamento?

São ações praticadas pelas empresas com o objetivo de construir um relacionamento positivo com seus clientes e atribuir valor à imagem que está sendo construída do seu negócio.

Quando você consegue trazer seus clientes para próximo da sua empresa, é construído um relacionamento, como uma amizade. É importante que seus clientes deixem de te ver como uma simples empresa e passem a vê-lo como a firma em quem eles confiam.

Qual a importância do marketing de relacionamento?

A importância está atrelada aos benefícios que oferece. Vejamos a seguir por que você precisa desenvolver marketing de relacionamento na sua empresa agora:

  • Aproximação entre empresa e cliente;
  • Condução do lead pelo funil de vendas até a decisão de compra;
  • Crescimento das conversões;
  • Fidelização de clientes;
  • Autoridade para a empresa;
  • Relação de confiança.

Como ele pode ser aplicado na prática?

Depois que potenciais clientes foram atraídos para próximo da sua empresa, você pode aplicar algumas ações que estimulem a proximidade e construção de um relacionamento. Confira algumas práticas de marketing digital que incentivam essa aproximação entre empresas e clientes:

E-mail marketing

Quando você aplica uma estratégia de atração, como uma landing page, por exemplo, você adquire informações sobre um visitante do seu site que se interessou pelo que sua empresa oferece. Nesta etapa, é importante adquirir o endereço de e-mail desse usuário para desenvolver uma campanha de e-mail marketing.

Mas cuidado: elabore bem a sua campanha para que seja um relacionamento no qual você oferece informações e dicas úteis ao destinatário, e não propagandas dos seus produtos.

É importante que o destinatário veja valor na sua empresa, como alguém que esteja ajudando, que ofereça soluções. Ninguém gosta de ver anúncios no e-mail: a gente gosta é de ver informações úteis, não é mesmo?

Redes sociais

As redes sociais também são uma ótima forma de desenvolver marketing de relacionamento. Quando as pessoas curtem sua página ou canal, elas já estão dizendo “ei, eu me interesso pelo que você posta”.

Não deixe esse público na mão. Elabore um cronograma com postagens frequentes. Se conseguir postar diariamente e até mais de uma vez por dia é ótimo. Quanto mais postagens, melhor.

Procure diversificar os formatos de postagens (texto, imagens, vídeos, gifs etc.) e relacioná-las com assuntos que estão em alta nas redes e acontecimentos do momento. Monitore os resultados e invista em conteúdos e formatos que obtiveram um interesse maior do seu público.

Artigos de blog

Além do blog do seu site ser uma estratégia de atração, ele também pode ser utilizado para estimular o relacionamento e a fidelização de clientes. Tenha um blog e procure desenvolver pautas que ofereçam soluções, tanto para pessoas que estão procurando ou com dúvidas em relação ao que você oferece como pessoas que já adquiriram seus produtos.

Por exemplo, se você possui uma butique, poste sobre as principais tendências da moda, os melhores modelos para diferentes estruturas corporais, como combinar acessórios com as roupas, como se vestir de forma elegante em diferentes estações do ano, modelos para usar no trabalho etc.

Ofereça materiais mais ricos como catálogos e a newsletter em troca de uma inscrição na qual o usuário lhe forneça o e-mail ou até mesmo o número do WhatsApp, uma ferramenta que está cada vez mais sendo incorporada ao marketing digital.

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